segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

6 meses de Japao... E ai?

Japão...
Não sou descendente de japoneses, nem tão pouco falo o idioma, larguei tudo no Brasil e vim morar com minha esposa neste pedacinho de terra, muitos desafios, onde aprendo muita coisa nova por dia, é impressionante.
Um pais praticamente do tamanho do estado de São Paulo, porém infinitamente rico por sua cultura e seus costumes.

Claro que o Japão assim como o Brasil e todo outro lugar do mundo tem suas coisas boas e ruins.

Seria impossível descrever tudo em um post, em paralelo já existe muita gente escreve sobre a ilha, muitos de uma forma um tanto quanto exagerada mas cada um tem seu ponto de vista.

A saudade do Brasil, amigos e familiares existe sim... e muita, ainda mais em época de fim de ano onde todos se reúnem, mas deixando isso um pouco de lado o que posso afirmar é que o Japão é um ótimo lugar para se viver e enquanto não voltarmos quero aproveitar muito minha estadia neste lugar.

Muita coisa me impressionou aqui, mas sem duvida a educação do povo japones é de tirar o chapéu, isso sim sentirei muita falta quando retornar ao Brasil.

Muitas vezes me vem na cabeça varios flashforwards (>>)... Momento LOST, imaginando como será a minha vida ao deixar a ilha???

O Japão é de impressionar.
Pela seguranca, tecnologia, transporte, tudo funciona, o SISTEMA funciona, não estou dizendo que é perfeito, mas comparado ao Brasil nesse aspecto os japas estão muito à frente.

O que eu classificaria como sendo algo ruim seria talvez os terremotos, atualmente as coisas andam calmas mas por mais que existam meios de detectá-los, nunca sabemos quanto tempo antes e com qual intensidade irá acontecer, mas não dá para deixar de viver e ficar pensando nisto, se fosse assim o povo do Rio não sairia mais de casa com medo de balas perdidas...

Mas enfim, mais coisas vocês podem ir acompanhando no dia a dia, as dificuldades e aventuras que enfrentamos, as viagens e passeios, cultura, comidas e costumes do Japão.

Um lugar surpreendente.

(Tokyo Tower)

(Shinjuku)

(Omotesando)

(Shibuya)

(Harajuku)

3 comentários:

John disse...

Very nice blog.
Beautiful and very unique pictures.

Please visit:
http://bali-worldresorts.blogspot.com

Keep blogging.
Happy holidays.

ShigueS disse...

Como assim "existem outros falando do Japão de forma exagerada"? O.o
Espero que não esteja falando de mim hein! rs
Queria saber mais dessa experiência. Quais foram os pontos bons desses 6 meses? E os ruins?

Diogo disse...

hehe
Fica tranquilo, voce escreve bem, quando disse forma exagerada eh porque pessoas que estao no Brasil ao lerem muitos blogs sobre o JP sem vivenciar criam uma imagem que muitas vezes nao bate com a realidade e nao sei ate onde isso eh legal, que o Japao eh bom todo mundo sabe, mas quem nunca esteve aqui acha que eh MUITO MAIS, que as coisas sao muito faceis, tiro por base meu irmao que tem uma certa idealizacao pelo Nihon que chega a ser algo doentio...
E mais sobre minha experiencia fica para o encontro dos designers mackenzistas em Tokyo num Pub ou Cafe...
Abraco