sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O que é o Natal???

O primeiro Natal longe de casa, porem em minha nova casa.
Estranho?
Sim e ontem pude comprovar depois de tantas pessoas me falarem que no Japão não existe Natal.
Por nao ser um país católico eu até entendo.
É realmente muito estranho, não pelo fato de o seu vizinho que você encontra todos os dias no elevador não te desejar um Feliz Natal, ou pelo fato de não comermos o panetone (aqui os japoneses comem o Christmas Cake) nem por não receber tantas ligações de amigos lhe desejando um Feliz Natal como acontece no Brasil mas sim pelo VERDADEIRO sentido do Natal, não estou falando de se enfartar de tanto comer nem de brincar de amigo secreto (isso nós fizemos no dia 23 de dezembro quando comemoramos o Natal antecipado), independente de religião o Natal é sim uma data religiosa e simboliza uma fase de renovação, por mais que ninguém vá cumprir as promessas de paz feitas na noite de Natal, existe sempre aquela esperança de que no fundo no fundo as pessoas querem mudar.
Ontem fui à missa de Natal e me surpreendi, a igreja que geralmente é cheia de estrangeiros nas missas de domingo, não passava de uma dúzia de pessoas sendo que mais da metade estavam prontos para ir para o trabalho depois da celebração. Foi ai que realmente vi o quão difícil é, ou o quão importante é o Natal para cada um num país como o Japão.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Natal...

Aqui no Japão o Natal é uma data comum, uma data puramente comercial, todo mundo trabalha normal.

Mas nós brasileiros náo abrimos mao da ceia e comemoramos antes...
Feriado do dia 23 de Dezembro. (Aniversário do Imperador) para nós e´o Natal.

Segue abaixo o single mais tocado, todas as lojas que entramos nesta época natalina tocou essa musica...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Atendendo a pedidos...

Pois é gente como alguns de vocês já sabem...
Este mês estamos de castigo, com visitas (no plural pois essa da um trabalho).
Devido a isto não estamos atualizando sempre, mas vamos tentar colocar aqui os foras e gafes (e olha que não são poucos hein) da nossa ilustre visita.

Como a Luria ainda não saiu de férias, essa primeira semana eu é que tive que levar a belezura para passear.
É engracado, pois a sensação que ela esta tendo é exatamente a que eu descrevi em alguns comentarios de posts anteriores sobre a imagem que as pessoas tem do Japão antes de vir para a ilha, ela por exemplo tinha uma outra imagem, e agora passando alguns dias aqui ela disse que eh totalmente diferente do que ela pensava.
Ela está achando os japas muito doidos, os estilos, a moda, as comidas tudo muito diferente e segundo ela está adorando.

Bom, mas vamos ao que interessa, “os foras e gafes...”

Outro dia ao entrar no trem havia uma mulher jodando seu nintendo DS, a mulher concentradissima em passar de fase jogava que nem uma louca, apertava os botões e fixava o olhar na tela do aparelho, daí a Lizi como fala muito alto baixo soltou a frase...
“NOSSA ESSA DAÍ FICA SO NO DS”, claro que a japa entendeu “DS”e percebeu que estavamos falando dela, daí ela só deu uma olhada pra Lizi, como quem diz... O que foi?...
Disfarçadamente mudamos de assunto.

Depois na Tokyo Tower estavamos tentando achar uma vista legal, com o por do sol e os prédios iluminados para tirarmos uma foto, estava meio cheio então demoramos um pouco para chegar ate o vidro, quando conseguimos já estava bem escuro, daí disse pra ela, vem um pouco mais pra frente para tirar a foto, ao dar um passo pra frente uma menina tentou se aproximar do vidro para ver a vista da cidade e foi empurrando a Lizi, ela voltou pra tras rapidamente impedindo a menina de chegar ao vidro e pegar o seu lugar, daí disse para mim, FIZ IGUAL ELA... a menina ficou sem graça e saiu fora...

Algumas fotos do paradeiro de Lizi.

(Cirque Du Soleil - ZED)

(Hard Rock Cafe - Roppongi)

(Illumination - Roppongi)

(Tokyo Tower)

(Louca pelo Papai Noel em Ginza)

(Disney Store)

(Undokai - Parque do lado de casa - Ayase)

(Voltando do Costco)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ice Cream City

Imaginem uma cidade do sorvete.

Ice Cream City fica dentro do parque Nanjatown que por sua vez fica dentro do Sunshine City (um complexo de prédios interligados formando um gigantesco shopping)
Resolvemos ir na cidade do sorvete não só para conhecer mas para experimentar os diversos sabores de sorvete que tem lá.
E quando eu digo diversos é porque tem sorvete de tudo que você nem imagina que existe.
Eu por exemplo experimentei o de língua de boi.

Não vou dizer que é uma delícia porque não é, tem pedaços de lingua de boi triturados e lembra bem o gosto de carne. Mas valeu a experiência.

Já a Luria experimentou o de alho. Ela gostou, pois ela adora alho, o gosto e o cheiro são bem fiéis ao verdadeiro alho.

Confiram ai mais algumas delícia:

Na sequencia:
1 - 2

3 - 4

(1- Inhame / 2 - Wasabi / 3 - Tofu / 4 - À esquerda abórora e à direita gengibre)

(1 - Salada (tem pedaços de tomate pepino e alface) / 2 - Cerveja / 3 - Cobra / 4 - Kare indiano)

(1 - Lula / 2 - Polvo / 3 - Barbatana de Tubarão / 4 - Não tenho certeza, mas acho que é de ostra)

Mas calma, também tem sorvetes comuns, a cidade é dividida em várias áreas com diversos tipos e formas de sorvetes... os sabores estranhos ficam na área Cup Ice Museum, mas nas outras áreas temos sorvetes normais...






... este do vídeo por exemplo é de leite, mas a forma que o tiozinho prepara é interessante, vejam ai.




E ai já escolheram o seu?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dias, horas em segundos

Estes dois ultimos meses estou em ritmo de pastelaria total, um pede um de queijo, outro de carne, de linguica, de catupiry, com sal, sem sal, crocrante e nao crocante, enfim uma verdeira pilha de COISAS para fazer... vamos chamar de COISAS porque as vezes me pergunto se isso eh trabalho!
Soh sei que quando passa o dia eu fico com a sensacao de que nao fiz nada mas no dia seguinte tem muito para fazer....
Enfim falando em pilha, a minha cabeca anda com a bateria fraca, mas vamos rir um pouco nesses momentos da vida:
1- Papo no Skype com a mamae:
Mae: Ontem fomos no aniversario do fulano.
Eu: Ah eh? Qual deles que tah fazendo aniversario?
Mae: Como qual? Eh filho unico.
Eu: Ah tah, teve festa porque ele fez quinze neh?
Mae: Quinze? Luria o menino jah estah com DEZENOVE!!!
Eu: (risadinha amarela) okokok vamos pular o assunto de relembrar parentes ....
********
2- Momento: Onde estou? Quem sou eu?
Isto anda acontecendo constantemente:
Eu estava no supermercado, precisava comprar um repolho, e quem disse que lembrava da palavra R E P O L H O.
Eu: Di, como chama aquela verdura redonda verde?
Ele: Nao sei, voce estah viajando, fala em japones?
Eu: Xiiii tambem esqueci como fala....
Depois de uns 5 minutos na mimica e todas descricoes possiveis o Di, lembrou: -AH REPOLHO!
Conclusao da historia: O portugues estou esquecendo e o japones nao estou absorvendo ahuahuahuahau
********
Depois mais um fato revoltante, fui pedir entao as queridas Ferias, para o boss, mas MEU DEUS como eh dificil para os japoneses verem uma pessoa descansar por mais de uma semana seguida:
Boss: 11 dias de Ferias? Por que? Vai para o Brasil?
Eu: (sorriso diarreia) Nao, minha irma estah vindo....
Boss: (nao contente, querendo que eu broxe) Mas voce tem esses 11 dias de ferias?
Eu: Eu tenho virou o ano....
Boss: Ah tah entao trate vir ateh de sabado para encerrar os seus servicos (Se vira nos 30 neguinha!)
*********
Resumindo, desde entao estou correndo naquele ritmo de "pelo amor Deus, Ferias urgente!". E o tempo passou rapido, nao dah para acreditar que jah estamos no Natal, minha irma chegara amanha vishhhhh, e separei um tempinho para postar hoje heheheh. Alias hoje foi dia de encomendar os quitutes para comemorar o Natal dia 23-feriado, dia do aniversario do imperador, lembrando que 25 eh dia de lere-lere normal gente! Encomendei uma picanha para requentar no dia, palmito, pastel, farofa e calabresa, afff vale de tudo neste mix brasileiro para matar a saudades neste dia "natalino".
Ufi... chega por hoje!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

6 meses de Japao... E ai?

Japão...
Não sou descendente de japoneses, nem tão pouco falo o idioma, larguei tudo no Brasil e vim morar com minha esposa neste pedacinho de terra, muitos desafios, onde aprendo muita coisa nova por dia, é impressionante.
Um pais praticamente do tamanho do estado de São Paulo, porém infinitamente rico por sua cultura e seus costumes.

Claro que o Japão assim como o Brasil e todo outro lugar do mundo tem suas coisas boas e ruins.

Seria impossível descrever tudo em um post, em paralelo já existe muita gente escreve sobre a ilha, muitos de uma forma um tanto quanto exagerada mas cada um tem seu ponto de vista.

A saudade do Brasil, amigos e familiares existe sim... e muita, ainda mais em época de fim de ano onde todos se reúnem, mas deixando isso um pouco de lado o que posso afirmar é que o Japão é um ótimo lugar para se viver e enquanto não voltarmos quero aproveitar muito minha estadia neste lugar.

Muita coisa me impressionou aqui, mas sem duvida a educação do povo japones é de tirar o chapéu, isso sim sentirei muita falta quando retornar ao Brasil.

Muitas vezes me vem na cabeça varios flashforwards (>>)... Momento LOST, imaginando como será a minha vida ao deixar a ilha???

O Japão é de impressionar.
Pela seguranca, tecnologia, transporte, tudo funciona, o SISTEMA funciona, não estou dizendo que é perfeito, mas comparado ao Brasil nesse aspecto os japas estão muito à frente.

O que eu classificaria como sendo algo ruim seria talvez os terremotos, atualmente as coisas andam calmas mas por mais que existam meios de detectá-los, nunca sabemos quanto tempo antes e com qual intensidade irá acontecer, mas não dá para deixar de viver e ficar pensando nisto, se fosse assim o povo do Rio não sairia mais de casa com medo de balas perdidas...

Mas enfim, mais coisas vocês podem ir acompanhando no dia a dia, as dificuldades e aventuras que enfrentamos, as viagens e passeios, cultura, comidas e costumes do Japão.

Um lugar surpreendente.

(Tokyo Tower)

(Shinjuku)

(Omotesando)

(Shibuya)

(Harajuku)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Gaijin Invasion

Fuçando no You Tube encontrei esses caras que fizeram esta musica sobre Tokyo.

Adam e Joe são 2 comediantes de Londres e trabalham para o canal de televisão BBC eles fizeram uma serie de reportagens pelo Japão, o nome do programa era ‘Adam and Joe Go Tokyo!’ em uma serie de 8 episódios eles contaram um pouco da vida agitada de Tokyo e formaram a banda Gaijin Invasion.

Gaijin ou Gaikokujin (forma polida de se falar) significa estrangeiro.

No Brasil os descendentes de Japoneses que nós chamamos de Japoneses costumam chamar os não descendentes de Gaijin, mas aqui para os Japoneses eles também são Gaijins assim como os Chineses e Koreanos também, não basta ter o olho puxado, se não nasceu no Japão é Gaijin.

Gaijin Invasion é o nome que eles deram a banda, que aliás bem apropriado, pois o que tem de estrangeiro aqui em Tokyo, muita gente do mundo inteiro, uma verdadeira invasão.

Confiram ai o Video.



E aqui a letra da musica

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Parabéns Tricolor! UHU!

Mais um Campeonato Brasileiro se encerrou e mais uma vez só alegrias! Meu Tricolor - São Paulo levou mais um título!!!! Dá-lhe Salve Salve Tricolor!!!



Uns comemoram a subida para primeira divisão, nós comemoramos 6-3-3!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Comemorando 2 anos de uniao total!

Hoje eh um dia totalmente especial! Dia em que completamos 2 anos de casados! Ano passado foi ruim passarmos separados e este eh um dos milhares motivos que temos que comemorar a mais este ano! Pois apos o primeiro ano praticamente um longe do outro conseguimos sobreviver! Andei pesquisando e ha uma certa controversia em alguns sites achei Bodas de Papel ou Bodas de Algodao, bom whatever, o que importa eh a comemoracao!
Diogo te amooooooooooooooooo!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Shibuya

O que dizer para uma pessoa quando marcamos um encontro em Shibuya e ela te manda uma mensagem no celular.
- "Você já está em Shibuya? Então siga os telões..."

Caramba meu...

Claro, quem não conhece Shibuya deve estar se perguntando o que tem demais...
Na verdade, tem tudo demais, pois o que não falta em Shibuya são telões, segundo a revista made in japan é o cruzamento mais movimentado do mundo.

É impressionante como tem gente naquele lugar. Um dos meus favoritos aqui em Tokyo, é muito legal dar uma passada por lá, ver aquela multidão de gente atravessando as ruas, ficar olhando os telões, descobrir lojas (muito boas para a galera que faz Desenho Industrial e precisa de materiais para criar seus projetos) e descobrir ótimos restaurantes escondidos nos becos que olhando por fora você não daria um Real.













Imaginem quanto trabalho o Kassab não teria aqui em Tokyo...

Mas voltando ao encontro, seria muito mais fácil ter marcado de se encontrar na estátua do cachorro Hachiko, ponto de referencia em Shibuya que por sinal tem uma historia muito interessante confiram aqui (desculpe mas está em inglês, melhor que em japonês vá...)


Acho que agora já posso responder a mensagem o que acham???
hehehehe

sábado, 6 de dezembro de 2008

O mito...

Vai dizer que nunca ouviram falar que aqui no Japão se joga computador no lixo?
Quando estava no Brasil sempre ouvia isso.

E não é que é verdade...

Outro dia fui descer o lixo e estava lá na lixeira, monitor, gabinete, teclado e impressora...
Prontos para serem recolhidos, de inicio não acreditei, se fosse no Brasil já ia achar que era alguma pegadinha do malandro com camera escondida.
Mas como aqui tudo é possível, estava lá... claro que não peguei, pois se está no lixo algum defeito tem... se bem que como aqui o consumo é absurdo, se compra muito e as coisas viram obsoletas a cada instante, podia até ser que estava funcionando e o dono apenas trocou por um melhor ou mais bonito.
E não é só computador não, já vi 2 televisores, 1 DVD e 1 Playstation2 prontos para serem levados quando o lixeiro passar.
O PS2 eu consegui registrar...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Eu tenho medo dos cílios das japonesas

Imagine de manhã no trem e tem uma mulher cabisbaixa de repente ela levanta o rosto e abre os olhos, QUE MEEEEEEEEDO! Lembrei do ícone do Farol Alto do painel do carro:

Não sei porque, mas aqui elas usam demaaaaaaaaais esses cílios artificiais, é horripilante! E tem de vários tipos:

Estilo Anime
Pinga ni mim
Quase nada
Folha de Palmeira
Vassoura Piaçaba
Meio Cílio
2km de Cílios
Eu uso 365 dias
Cílio Guarda-Sol

Cílios de Mini Prego

Enfim tem para todos os gostos e todas as mocréias possíveis. Quer mais?