quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Mochilão Japão - Parte IV

Dando sequência à viagem

Saímos de Kyoto e fomos rumo a Nagoya e depois Mie Ken - Suzuka, lugares onde a concentração de brasileiros é bem intensa.


A Luria me levou para conhecer a tão famosa tia Teco (irmã da tia Mi), ela é uma figura porém ainda acho a tia Mi mais maluca, quem conhece sabe...


Depois de um longo tempo de shinkansen e trem chegamos à casa dela, nem parecia que estávamos no Japão, uma barulheira, uma festa, todo mundo comendo, jogando, conversando, criança fazendo bagunça, gritando, já nem lembrava mais disso, desse clima de família reunida.


Shinkansen - Um otimo e eficaz meio de trasporte

Family emocionada com o reencontro das primas Mariene e Lizi após 12 anos

Eu e Hina

As crianças super espertas e curiosas, falam japonês e português fluente, impressionante.


Durante o dia quando vão para a rua elas andam com um cordão no pescoço e um apito pendurado, dai eu perguntei para que servia o apito, elas me disseram que todos os alunos da escola usam, pois caso elas sejam abordadas por algum estranho seria uma maneira de chamarem ajuda. Achei interessante, pois as ruas do bairro nao tem muito movimento, e a região é uma área mais deserta, não é comum encontrarmos comércio nem konbinis (lojas de conveniência) a cada 2 esquinas. Dai elas me explicaram que existem varios pontos de encontro a caminho da escola espalhados pelo bairro e à medida que vão indo a caminho da aula os grupos vão se juntando e seguindo a rota dos pontos de encontro é mais seguro pois nenhuma criança anda sozinha. Bom todo cuidado é pouco né, embora o Japão seja bem mais seguro que o Brasil sempre sai no noticiário daqui malucos com facas ou tarados.


As crianças são um barato toda hora queriam alguem para brincar tomaram meu tempo quase que 100%, mesmo com o frio elas quiseram ir pro parque.




Ficamos 2 dias apenas, da próxima vez voltaremos com mais tempo para ouvir a tia Teco contar as historias da família e conhecer o circuito de F1 de Suzuka (que atualmente encontra-se em obras). Quem sabe na próxima temporada não assistiremos ao GP Japão de lá? Nunca se sabe né.

2 comentários:

Gesiane disse...

Olá... ah, jah tinha visto este costume do apito nas crinças em um dorama... mas não sabia que era verdade!!!

Este mochilão de vocês foi tudo de bom, neh???

Bjus

Luria disse...

Ola Gesiane!
Bota bom e corrido nisso heheh!
beijos!