quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína faz preço de tonkatsu aumentar

Aqui no Japão, assim como em vários outros países acho que o assunto anda sendo o mesmo.
Eu ligo a TV e só se fala sobre a gripe suína. Mesmo sem entender japonês os infográficos que aparecem na TV ajudam muito a entender, é algo quase que intuitivo, e outro dia no horário de almoço, assintindo ao jornal um amigo foi traduzindo o que dizia na TV.
Primeiro foi a crise da vaca-louca, depois gripe aviária e agora a gripe suína...


O México como foco da gripe suína é o alvo da vez, segundo a TV o Japão um potencial consumidor de carne suína cancelou as importações temporariamente, os vistos também não estão sendo concedidos aos mexicanos e todos os vôos do México estão sendo monitorados, os passageiros passam por uma avaliação médica ao chegar no país e podem ficam em quarentena.
Segundo o jornal estas são algumas das medidas que o Japão está tomando para conter a epidemia temendo que vire uma pandemia.
Os principais sintomas são febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e nariz escorrendo.
Pode até parecer um pouco cedo mas já teve um aumento do preço do tonkatsu, um restaurante que costumo ir, ontem passei em frente e vi que aumentou em ¥200.
Vários pratos aqui são à base de carne de porco. Lamens e tonkatsu são uns dos principais.

Tonkatsu, (delicioso filé de porco à milanesa) servido com repolho, tsukemono (conserva), misoshiro (sopa de soja), gohan (arroz) e molho agridoce.

4 comentários:

ShigueS disse...

Já falaram mil vezes que não se pega o vírus comendo carne de porco. O vírus é como gripe, pega-se como gripe. Se fosse assim todo mundo que come meleca de nariz ia pegar gripe... rs.

Aumento de 200 ienes é muito! É praticamente o preço de um onigiri... CARO

Eduardo disse...

Aeee Diogo!
Muito bem, tonkatsu no almoço é com certeza a melhor escolha!!! Bem que eu também queria trabalhar perto desse restaurante aí...
Minha vez de dar boas notícias: Essa semana almocei no Sujinho em SP, já que o vilão da vez é o porco, escolhi bisteca bovina (lembra do tamanho?) com arroz a carreteira e uma tigelona de feijão!
Imagino essas coisas olhando sua foto com uns pedaços de polenta também... Na sobremesa tinha petit gateau também né.
Hahahah olha, vontade de comer é um bom sinal, estamos bem vivos! Notícia ótima!!!
E abaixo a censura!! Não deixa a gente postar comentários sem moderação? Tem tanto pichador e depredador por aí assim?? Já tem verificação de palavras ai né...
[ ] ´ s Eduardo

emezeto disse...

Gostei das mascaras mexicanas. naaada chamativas!!!
hahaha...so faltou mesmo mostrar os cucarachas de sombreros!!! e mascara azulao!!!

Bah disse...

Ainda bem que eu nao gosto de carne suina, quer dizer, comer ateh como, mas nao sou mto chegada numa carninha de porco... porco pra mim jah basta do meu time e olhe lah rs... Imagino os mexicanos nao podendo entrar no Japao... agora imagina se fosse o BRasil o foco, todo mundo ia ser mandado embora a forca e sem direito a 300mil rs...

Kisu!