sábado, 9 de maio de 2009

Joga fora no lixo...

Quando adquirir um eletrônico, mesa, cama, fogão etc. aqui eu sempre penso: E depois como vou me livrar disso tudo? Cada vez mais comum, eu vejo aqueles Sayonara Sale pela internet, onde o povo (mais estrangeiros) bota tudo usado, semi-novo para vender, por preços simbólicos, pois é muito mais fácil, do que jogar fora, porque aqui se você for jogar você vai pagar.
Desde que cheguei eu tenho me livrado de algumas coisas do apato, como cama, penteadeira, semana passada foi a vez de mandar a mesa da cozinha embora, eu vi um anúncio de uma mesa no site Gaijinpot por 5,000 ienes-100reais + as 4 cadeiras. Já faz um tempinho que eu queria trocar a mesa porque a antiga estava bamba, e eu não queria gastar dinheiro com uma mesa nova, mais cadeiras, porque não é tão barato, e vai saber quanto tempo pretendemos ficar aqui, para tal investimento.

Bom o mais curioso é que o transporte da mesa custou mais caro, já ouvi muitas pessoas dizerem que se for mudar de cidade melhor deixar tudo para trás e comprar tudo novo, sai mais barato, não duvido, o transporte da mesa saiu por 8,000 ienes-170reais, isso porque a casa da menina que compramos tinha distância de uns 30km.
O sistema de jogar este tipo de lixo é bem interessante, e extremamente bem-feito. Sem dores de cabeça tem uma tabela da prefeitura com os preços do valor de cada lixo. Por exemplo a mesa custa 600 ienes-12reais. Estes selos são vendidos nas lojinhas de conveniência-konbini do bairro.


Depois basta agendar dia e local pelo telefone, ou entrar no site do lixão da prefeitura e preencher um formulário. Como telefonar ainda é algo impossível fiz pelo site.

Depois basta colar os selos no bagulho a ser jogado, colocar no local combinado, e na bat-data e o caminhão da prefeitura vem retirar antes das 8:00 da manhã. Prático não?
Caso tiver vários itens tem também o lixão central (mas este tem que levar) onde é liberado 7 peças por família por ano. Isto tudo para o distrito onde eu moro Adachi-Ku, Tóquio, não sei o esquema das outras cidades... mas deve ser parecido não?

6 comentários:

Kiyomi, a.k.a. Piggy disse...

Nhá Luria, bas noite! Bom, sobre eletroeletronicos, os que precisei fazer despacho, vendi nas lojas de usados mesmo. Tá, sei que você vai me dizer que pra quem tem carro é facil, facil... Mas teve um aparelho de som que nem conserto ia ter mais, acabei passando para aqueles tiozinhos de camioneta que pegam TV, geladeira...
Aqui em Yokohama, tem que comprar o selo no valor equivalente ao objeto a ser jogado (tem que ver no guia da prefeitura) e ligar para marcar hora de vir buscar o objeto...
Nunca fiz isso, pois os móveis de casa estão duraaaaaaaaando... Mas quando eu for de vez ou mudar para um outro apertamento...

Bah disse...

Nossa, agora me lembrei de qdo resolvi me livrar de tudo... TUdo novinho e tive que me desfazer a preco de banana... Depois dessa, aprendi a comprar tudo de segunda mao se der e nada mto extravagante rs...

Kisu!

Gesiane disse...

Lendo e aprendendo... Bem interessante, gostei do "antes das 8 horas"...

Aqui em casa a gente chama os Mensageiros de Caridade hehehe...

Beijos

Gesiane disse...

Luria, lembra daquele teu post sobre a "dupla sertaneja japonesa"? pois eu encontrei a legítima: ゆず ... Ouvi uma música deles e tive a sensação de estar ouvindo uma dupla sertaneja... procura no youtube a músia aitai (não sei o kanji do primeiro a)... ;)

Beijos

Kiyomi, a.k.a. Piggy disse...

Bah, eu sei como é... Por isso que mesmo eu e namorido termos mudado de apartamento, a gente não comprou mais nada, se bem que a cama que tenho hoje saiu quase de graça...
Gesiane, a dupla Yuzu é "patrimônio" daqui de Yokohama, onde moro. Ainda mais que eles foram convocados para compor a música pro 150 anos da abertura do porto...:D

Luria disse...

É né, verdade tem o tiozinho do caminhaozinho, mas ele é fresco não aceita qualquer coisa, outro dia eu quis dar o microondas ele disse que só aceita se for PC, note ou TV hauhauahuhaa
ai o jeito foi despachar via selinho!
Gesiane vou conferir o video arigato!

beijos