segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Intercâmbio - Cafés pela europa




É com muito carinho que faço este intercâmbio com a Lu, porque adoro essa mocinha, que passa suas tardes e eu minhas madrugadas rindo das minhas falas fofas hahaha, mas já falei Lu sou headbanger, sou mal, é que eu não resisto ao Japão rsrs...mas vamos ao que interessa, para quem não me conhece , sou a Bruna do blog : Farofa de Batata , faço parte da máfia japonesa hahaha...e estou aqui para falar um pouquinho da Europa através do nosso projeto de intercâmbio hehe^^ Espero que gostem!


CAFÉS PELA EUROPA



Nós por aqui tomamos muito café, mas normalmente em casa ficamos com o basicão e no máximo o cappuccino, porém o café se tornou um verdadeiro ritual para alguns e existem muitas formas de se prepará-lo, eis algumas maneiras a moda européia:


AFFOGATO
Para aqueles que apreciam o sabor único de um expresso Buondi, um Affogato é muito mais do que uma sobremesa. De fato, esta especialidade de café italiana reúne o aroma do café à fragrância da baunilha ou chocolate dos mais finos gelados italianos.



* MODO DE FAZER:
Adicione 2 cafés expresso numa taça típica e sobre eles coloque uma bola de sorvete. (não diz na receita mais imagino que seja baunilha ou chocolate).


“AFTER EIGHT”
O café e o chocolate andam juntos desde o século XVIII. Esta combinação perfeita dos sabores do café e do chocolate, descoberta pelos italianos, já fazia as delícias de figuras ilustres como Voltaire, Nietzsche e Alexandre Dumas. Algumas receitas privilegiam a mistura de chocolate líquido ao café, e outras a adição do chocolate sólido. É o caso do delicioso Café After Eight.



*MODO DE FAZER:
Em um copo contendo dois expressos, mergulhe um tablete de After Eight que, ao derreter, combina o sabor e o aroma únicos do expresso Buondi com os sabores do chocolate fino e da refrescante hortelã-pimenta. Sirva com chantilly. (Bom no caso improvisem usem o chocolate ao leite ou meio amargo neh?).


CAFÉ BOMBOM
O Café Bombom, entre as especialidades de café, é das mais deliciosas. É uma bebida visivelmente irresistível e uma surpresa agradável ao paladar. Ao provar, alguns chegam mesmo a não acreditar que uma bebida de café possa ser tão boa, tão deliciosa, mas de fato é. O Café Bombom é também muito fácil de fazer



MODO DE FAZER:
O segredo é colocar em uma xícara de vidro transparente uma colher de sopa de Leite Condensado e, por cima, um expresso. Imediatamente formam-se três camadas: a branca do leite, a castanha escura do café e a castanha avermelhada do creme denso e aromático do expresso.


CAFÉ VIENENSE
Os vienenses conheceram o café através dos turcos. Todavia, achavam o café turco amargo. Na busca de um sabor melhor, as casas de café de Viena introduziram inovações como o primeiro café filtrado e a adição pioneira de natas ao café. Esta última, conhecida em Viena desde o século XVIII, ficou famosa em todo o mundo com o nome de Café Vienense.



MODO DE PREPARO:
Para preparar esta tradicional especialidade de café, coloque em um copo de vidro 2 expressos e duas partes de leite vaporizado previamente preparado. Cubra tudo com chantilly e, antes de servir, polvilhe com chocolate em pó.


CAPPUCCINO
O nome Cappuccino deriva da ordem dos monges Capuchin, conhecidos em Itália pelas suas túnicas castanhas em capuz. Originalmente, foram eles que desenvolveram esta deliciosa combinação de café expresso coberto com uma camada de espuma de leite. O Cappuccino é a mais conhecida especialidade de café.



MODO DE PREPARO:
Para obter um Cappuccino cremoso e aromático coloque, em meia xícara de leite e em partes iguais, um expresso, leite vaporizado e espuma de leite, estes dois últimos preparados à parte com leite gordo frio. Polvilhe com chocolate em pó e sirva.


IRISH COFFEE
Conhecido no mundo inteiro, o Irish Coffee foi inventado, depois da Segunda Guerra Mundial, por um barman no aeroporto de Shannon, na Irlanda.



MODO DE PREPARO:
É fácil fazer esta deliciosa e tradicional receita: coloque duas partes de café expresso, uma parte de Irish Whisky e 20 gramas de açúcar, por esta ordem, num copo com pega. Aqueça então a mistura com o bico de vapor da máquina de café e, em seguida, deite lentamente uma camada de 2 cm de natas batidas, mas ainda suficientemente líquidas para poderem escorrer. O Irish Coffee não deve ser agitado, mas sim tomado aos poucos, através da camada fria de natas.


Essas receitas foram retiradas do site da Nestlê Portuguesa: http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=90, eles se referem ao Expresso a um produto chamado Buondi (Buondi é uma marca de café, criada pela Montarroio Sociedade de Cafés, empresa do Grupo/RAR, em 1986. No ano de 1993, a Nestlé compra a Montarroio ao grupo RAR e passa então a ser detentora da marca Buondi. A partir desta data, o café Buondi passa a ser torrado e embalado na fábrica que a Nestlé possui em S. Mamede Infesta – Porto. Buondi destaca-se pelo estilo e bom gosto do melhor café expresso.)





******************
Nota: Obrigada, Bruna! Como sempre vocês escrevem muito bem as curiosidades e mistérios da Europa! Eu sempre tive curiosidade de saber sobre esses nomes e tipos, pois aqui eles adoram usar estes nomes, e há inúmeras variedades, fico perdidinha! ;D

9 comentários:

Gesiane disse...

Quando vi o banner lá em cima já vi que tinha algo estranho mas ao mesmo tempo conhecido rsss...

Pô sacanagem de vcs fazer post sobre café enquanto estou com abstinência de café... não posso tomar até passar de vez esta crise da labirintite... mas agora estou lambendo os beiços pelo café bombom!!! Aiaiai... este vicio...

Beijos

andreia inoue disse...

nossa,que post delicioso e me pegou no ponto fraco:cafes deliciosos e diferentes,adoro ir em cafeterias e experimentar essas delicias cremosas,em casa nem tomo,so fora mesmo!
abracaoo.

Prof. Márcio disse...

Eu tinha acabado de tomar uma xícara de café, mas me deu vontade de passar numa cafeteria e tomar um desses especiais. :)

Bah disse...

Adorei o intercâmbio :) Apesar de ter adorado o post de café, o meu favorito é o puro, café pretão com açúcar, dqueles dos botecos rs. Nada de leite pq não posso, nada de creme e nem de mentinha rs...

Kisu!

Lele disse...

Adorei!!!!
Esse blog está muito chique!

Elisa no blog disse...

Este post está uma delícia.
Adoro café.
Elisa

Sandra Helena* disse...

Amo café!
Fiquei com água na boca em todas as fotos!

Kiyomi, a.k.a. Piggy disse...

U-la-la! Adoro café mas eu preciso diminuir a quantidade (quem me conhece sabe: chego a tomar CINCO canecas de café por dia no trabalho) senão o exame medico anual vai gritar socorro.
Eu gosto de tudo quanto é jeito. Inclusive em casa, namorido kinguio gosta daqueles cafés com algo mais, como com avelã, com baunilha, e coloca essencia de caramelo, noz...
Beijos!

Leo Yk disse...

Aiya !

Que legal essa coisa de intercâmbio....vc vem postar j@a vem com gordices né...xDD

Adorei esse post já que ADORO café..já viu né..to aguado...esse after eight tem chocolate...bem fininhos recheados com creme de menta...uhuu adoro! Vou tentar fazer....aliás, sempre digo que faço vou fazer as coisas e nunca faço.

E esse café bombom?? Ai...parei..cabei de voltar da academia...vcs são mauuuuuuu..depois falam de mim né...

Bjaumm Lu!
Bjaumm Bruu!!