sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Luria no Japão e Diogo no Brasil sil sil

É isso mesmo caros leitores, vocês não estão lendo errado.

Mais uma vez o destino nos separou, quem acompanha o blog sabe da nossa saga, mas desta vez será por apenas um mês.

A maioria ainda não sabe e para a alegria de muitos e tristeza de alguns ou vice versa, estou recém chegado em terras tupiniquim.

Calma, não foi a crise, não usei o seguro desemprego nem tão pouco os ¥300 mil da ajuda do governo japonês para voltar, como muitos brasileiros estão fazendo, o verdadeiro motivo da minha (RE)volta, não foi a situação atual e sim a situação futura.

Que o Japão não está bem isso todo mundo já está mais careca que eu de saber e que as previsões para melhoras são a longo prazo, mas mesmo assim continuo achando que é um ótimo lugar para se viver, devido a facilidade, educação das pessoas, cultura, organização, etc, e mesmo com tudo de ruim ainda é bom, ou melhor é ótimo, poderia ficar aqui por dias falando BEM sobre o Japão.

Mas embora Tokyo seja um lugar maravilhoso para se morar, somos brasileiros e um dia teríamos que voltar à nossa pátria amada, idolatrada e salve salve, que por mais problemas que tenha o Brasil é O BRASIL, é o nosso país, amamos nossas famílias, nossos amigos... além do que já temos a nossa casa e pretendemos ter filhos no futuro, não seria justo privar nossos pais de serem avós não estando presentes em nosso dia a dia, e em meio a tudo isso, a essa confusão de sentimentos, recebi uma proposta de trabalho no Brasil, para trabalhar em minha área, fazendo o que eu realmente gosto, após longas e tediantes negociações com a empresa chegamos a um consenso e decidimos que a melhor opção seria a volta.

Aconteceu tudo muito rápido, não tinha mais como esperar, e a Luria foi a primeira a me apoiar, pois ela já está aflita para ir embora, porém a mãe dela já estava com as férias programadas para ir pro Japão, então ela vai esperar mais um mês. Enquanto isso eu vou arrumando as coisas por aqui no Brasil.

Voltar ao Brasil não é fácil, comparações são inevitáveis, mas o ser humano é adaptável, estou me sentindo no LOST quando eles deixaram a ilha, sempre me pego viajando em pensamento e lembrando de como é o Japão e da saudade que vai deixar.

Certa vez tomando uma cerveja com um pessoal do trabalho tive que ouvir que eu não sabia o que era o Japão por que eu nunca tinha sido da fábrica e não sabia o que era a crise, bom, cada um tem um modo ver vida e falar o que quiser e com certeza nem vale a pena retrucar pois no Japão convivemos com todo tipo de gente, de vários níveis sociais e culturais que vocês possam imaginar, logo os pensamentos também são BEM diversificados, cheguei no Japão no momento em que começaram os rumores sobre a crise econômica, enquanto muitos estavam voltando eu estava recém chegado, então eu sei muito bem as dificuldades que todos os setores passaram e ainda passam, não foram só as fábricas que foram prejudicadas mas graças a Deus sempre tivemos trabalho, mesmo que as vezes temporário, então eu sei muito bem o que é o Japão mesmo nunca precisar ter sido da fábrica.

E quem acompanha o blog sabe de grande parte das coisas que aconteceram conosco, sabe que aproveitamos, sabe dos passeios, sabe dos nossos amigos, das viagens, dos lugares, comidas, curiosidades, enfim de tudo um pouco que vivemos nesta ilha, e que aqui partilhamos com vocês, com certeza um lugar com uma cultura muito rica, claro que não conheço tudo, mas posso dizer que aproveitei ao máximo, até mais que muitos japoneses. Conheci muitos lugares, fiz muitos amigos de várias nacionalidades e sei que um dia encontrarei alguns novamente.

Não decendente de japoneses, larguei tudo no Brasil para viver com a Luria no Japão, claro que eu sabia que ia gostar muito de lá, pois já tinha ido a passeio, mas morar por um ano e meio foi uma experiência maravilhosa e com certeza muito importante para nós, não me arrependo de nada.

Ainda tenho muito material fotográfico e histórias para contar, por enquanto segue o vídeo da minha festa de despedida - Sayonara Party

24 comentários:

Farofa de Batata =] disse...

Diogoooo ^^

Já sabia de td essa reviravolta, a Lu me conta em primeira mão, e apesar de lamentar no sentido que o Japão deve ser O lugar eu fiquei mto feliz pois vou poder conhecer vcs ^^

E já vou te avisando q eu e a Lu temos longos planos, mas axo q vc supera comer mto neh? hahahahaha

Contando os dias pra Lu chegar hehehe e espero q vc já tenha se adaptado novamente por aqui hehehe

Miquilissssss
Bru

Boa Sextaaaaa

Anônimo disse...

Poxa, fiquei triste!! mas feliz por vcs estarem fazendo o q é melhor para vcs, sou uma leitora assídua do blog, adoro as fotos, já fui em muitos lugares que vi aqui.
Desejo boa sorte na nova fase

Dea アンドレア disse...

Ah...me emocionei com o vídeo.
Desejo a vcs toda felicidade do mundo nessa nova etapa na vida de vcs! bjokas

Anônimo disse...

Ai q pena como vai fikar o blog,gostava tantoo apesar de nao comentar muito sempre dava uma espiadinha pra v se tinha postagem nova...mas se é pra sua felicidade entao Boa Sorte.

Carlo disse...

0las,
Desejo a melhor sorte e felicidade do mundo para vocês. Ainda bem que foi uma decisão serena e não forçada pela atual conjuntura da economia. As vezes me queixo do brasil, mas sei que será lá que descansarei meus ossos. É uma terra boa apesar de tudo...
Parabéns por tudo que conquistaram e aprenderam aqui. Retornaram vitoriosos.
Felicidades.
[]'s

emezeto disse...

Salve, salve companheiro
Depois de um tempo de hibernacao - deixei o blog as moscas por um tempo - voltei aqui no seu blog e vejo essa noticia de primeira mao.
Nao sei se sera: Po, que pena! voces estao deixando a ilha! OU Que bom! Voces estao voltando pro Brasil zil zil...
Bem, nao importa. Foi uma surpresa saber disso.
O que posso dizer e que espero que tenham muito sucesso na terrinha e sejam felizes! E se nao forem, o Japao vai melhorar e voces podem voltar.
Um grande abraco

Alex Issao disse...

isso seria um "The End" para as Aventuras de D&L ?

Sara disse...

Poxa, que bacana esse seu post. É bonito o modo como se refere ao Japão e tudo de bom que passaram lá. Espero que dê tudo certo por aqui e tenho certeza que o Brasil receberá vocês de braços abertos (de volta), rs, abraços aos dois e boa sorte!
Acompanho vocês há um bom tempo, acho que raramente comentei, mas hoje, me vi obrigada a fazê-lo! risos!

Lih monada disse...

Logo agora que comecei a frequentar o blog há 1 mês T-T.
Bom eu desejo tudo de bom no retorno para os dois.Espero que continuem postando no blog e não se esqueçam dos seus leitores.
Sucesso na vida nova ^^

Iara disse...

Como todos os dias, chego ao trabalho e primeiro vou ver as novidades dos meus blogs favoritos e hoje tomei um susto :o
Esse vídeo de sua "Sayonar Party" me lembrou quando eu voltei para o BR...snif, snif, fiquei emocionada.
Bem, mas voltar é preciso e muito confuso também, mas boa sorte para vocês aqui no BR, pois apesar dos pesares aqui é o nosso lugar a nossa "terrinha".

Hidemi disse...

eitha... rs tomei um sutao agora!
eh definitivo?
nhaaa nem tive tempo de conhece-los pessoalmente
bom, provavelmente eu vou estar por ai em breve, entao qm sabe conseguimos marcar pra isis agradecer o presentinho de vcs pessoalmente neh ^^
boa sorte!

andreia inoue disse...

Que vcs continuem com o blog e notiicas da terrinha,ai tambem vai da para fazer o que ta na moda entre outras coisinhas ne?hahaha...
fico feliz por vcs estarem retornando numa boa,por vontade e nao por falta de opcao,
com fe em Deus em breve espero poder voltar tambem,pq aqui eh bom para ficar por um tempo,nao muito senao a gente perde a coragem de recomecar...
abracao e tudo,mais tudo mesmo de bom para vcs.

Bah disse...

Que o bananão (by Carlo) traga muitas felicidades. Como experiência, posso dizer que no comçeo é tudo uma maravilha, mas realmente sentimos falta do Japão e com o tempo vcs vão perceber que o melhor é ter curtido a experiência e levar todas as boas lembranças. Não consigo lembrar de momentos ruins, às vezes, passa na cabeça, mas o que dá saudades são somente as coisas boas.

Kisu!

liviacy disse...

Didizento
Q post bonito, seu bocó quase chorei hehehe!
Seja bem vindo e eu sei q vc paga pau pra prima predileta da buyu uahuahauhauaha. Convencida poko ne?
Beijocas

Kiyomi, a.k.a. Piggy disse...

Tive o prazer de conhecer (e trabalhar) com o Mister Diogo (bom, eu não sei se ele diria o mesmo de mim rs). As boas lembranças ficam, passando por cima das ruins. Oremos que tudo dê certo pra vocês no Brasil sil sil (by Luria e Diogo) e, quem sabe, a gente se encontra lá em Sampa quanto menos vocês esperam.
Abraços!

Carlos Kato disse...

Olá Diogo,
Acompanho seu blog a alguns meses pois já morei no Japão e gostei muito da experiência.
Apenas uma curiosidade, você comentou que disseram que você não sabia o que era o Japão porque não era da fábrica. Você ficou até agora no JP trabalhando onde? Na sua área mesmo?
Boa sorte em seu retorno ao Brasil!

Lele disse...

Bem, pode parecer egoista, mas eu amei a noticia da volta... heheh
eu desejo tudo de melhor para vcs, sempre.
bjsss

Rick disse...

Que bom que vai voltar e com emprego garantido, vai ser menos pior a readaptação, pois quem volta sem trabalho, fica mais perdido e querendo voltar pro japão logo. Isso digo pois eu sinto isso, muita saudades do japão, por tudo, principalmente a segurança e a educação.
Mas agente não pode mudar a educação de outras pessoas, então temos que suportar essas coisas.
Bom desejo uma boa viagem, e tudo de bom pra voces!!
Abraços!!

Sue disse...

Japão é maravilhoso, mas como disse somos brasileiros e um dia temos que retornar e que essa volta seja um recomeço de uma vida nova e mais cheia de experiências. Boa sorte, aqui no Brasil!!!...e o Blog continua? tomara que sim!.

Gesiane disse...

Ahhhh fiquei feliz e triste a mesmo tempo... sabe como é. Feliz porque vcs sabem e estão fazendo o que é melhor para vocês... e torço para felicidade de vocês... triste porque quando eu for para o Nihon fazer o doutorado não vou ter vcs por perto...

Desejo tudo de bom para vcs de todo meu coração...

Ah, não abandonem o blog... sei lá muda de nomo, comecem a contar outras coisas mas não nos deixem sem novidades de vocês!!!

Beijos

Juliana. disse...

Tbm gosto mto do Japao, apesar de todos os problemas, moro ha 8 anos, fiquei 1 no Brasil, as vezes fico meio dividida entre Brasil e Japao, mas é bom voltar pra nossa terrinha natal.
bjs.
Ja to te seguindo

Karina Almeida disse...

nossa, em breve quem vai escrever um post assim sou eu.

amo o japão e vai ser duro partir, mas também amo o brasil e vai ser ótimo voltar. e pelo visto você pensa como eu né.

desejo boa sorte! sucesso e felicidade para vocês!

ah, vi um conhecido no seu video. o helio ciffoni. já o entrevistei algumas vezes quando eu trabalhava no jornal international press :p

Márcio Martins disse...

Pô, eu fico ao mesmo tempo feliz e triste por vocês. Muita sorte na nova empreitada, e vê se não deixa a pobre da Luria esquecida no Japão. :)

Diogo disse...

E aiii Farofaaa, entao vc ja estava por dentro das novidades ne, kkk

Anonimo 1 - Que bom que voce gosta do blog, e melhor ainda, que serviu de referencia para seus passeios, espero que tenha gostado dos lugares indicados, tanto quanto a gente.

Dea, arigatou mesmo pelo coment, e eu tb fico emocionado com o video, mas bola pra frente, nova etapa da vida. Ganbate ai pra vc e td d bom tb.

Anonimo 2 - Brigadao e o destino do blog ainda estamos pensando como vai ficar.

Carlo, valeu mesmo pelas palavras, com certeza foram muitas conquistas e um grande aprendizado que trago comigo.

Emezeto, quem eh vivo semrpe aparece, hehe, brigadao pela mensagem mas planos para o Japão agora só a passeio.

Alex Issao, calma, ainda não é um "The End" para as Aventuras de D&L (gostei do título, hehe, valeu) ainda teremos um To be continued.

Olá Sara, brigadão pelo comentario, e bacana saber que acompanha nossa jornada.

Lih monada, valeu pela mensagem e pode deixar que continuaremos algo, o brigado por acompanhar o blog.

Iara, desculpe o susto, hehe, mas que bom que vc acompanha o blog, e se ja morou no Nihon então deve ter se identificado com um monte de coisa né. Infelizmente falar do japao sem se emocionar vai ser dificil.

Hidemi, sim eh definitivo e com certeza ja que nao nos conhecemos no Nihon quando voltarem, queremos conhecer vcs e a Isis.

Bah, ja esta trazendo, e com certeaza eu tb so consigo me lembrar de momentos bons do Japão.

Andrea Inoue, valeu pela mensagem e voce disse uma coisa mais que certa, quanto mais tempo ficamos ai mais dificil fica o recomeco no aqui, no Japao mesmo para uem ja tem uma certa idade ainda consegue trabalhar, já no Brasil a coisa muda de figura. Acho que o tempo que ficamos foi bom, me sinto como se tivesse voltado de ferias.

KKK, Livia vc eh uma paiaça, pra vc chorar so se for lagrimas de crocodilo, quem nao te conhece que te compre, essa eh meu Karma...

Iwa, claro que foi um prazer ter te conhecido, alias conheci bastante gente pessoalmente que bloga la no Japao, espero conhecer mais aqui no Brasil agora. E se vier pra ca avisa ai pra gente se encontrar.

Carlos Katoque bom que acompanha e gosta do blog, pois eh eu fiz alguns trabalhos com traducoes, fiquei um tempo em area adm e alguns trabalhos na minha area.

Lele logo mais TEMOS que nos encontrar, saudades.

Eh Rick, mudar as pessoas é dificil, mas estando disposto se consegue muita coisa. Valeu pela mensagem.

Ola Sue, brigadao pelo carinho e o blog ainda estamos decidindo como vai ficar.

Gesiane, se tornou uma grande amiga nao so virtual (brigadao pelos presentes que vc nos mandou), uma pena mesmo que nao nos encontraremos no Japao quando voce estiver la sei que vai lembrar bastante da gente e podemos nos encontrar aqui, no Sul ou em Sampa. Com certeza nao precisa fazer nenhuma recomendação pois vc vai tirar o Japao de letra e pirar naquele lugar assim como eu.

Juliana, eh ficamos divididos mesmo, mas precisamos pensar no Futuro e tentar prever o que vai ser melhor, com certeza uma decisao muito dificil.

É Karina Almeida, a volta é dificil mas a gente acostuma, acompanho o seu blog desde a primeira versao entao mudanças vc vai tirar de letra. Brigadao pela mensagem e continuarei acompanhando o blog que agora é um sucesso no portal do jornal O Tempo.

Marcio, valeu ae pela mensagem e pode deixar que logo logo a Luria ja estara aqui.

A todos que acompanham o blog, mesmo que nao comentem, muito obrigado. O blog ainda nao acabou, e ainda nao sabemos como vai ficar, mas aproveitem as nossas ultimas aventuras.

Valeu a todos.
Abraços